terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Fala Sobre..

O Doador De Memorias

Livro X Filme.

O Doador de Memorias se passa em uma sociedade perfeita, onde não há guerras, racismo, fome ou desigualdade mas que também não a cor, ou qualquer tipo de sentimento. Quando as crianças completam seus doze anos eles são designados para suas futuras funções na sua comunidade.
 A estória gira em torno de Jonas que foi designado para ser o novo recebedor de memorias.

Livro: O livro é narrado em terceira pessoa e em minha opinião é bem monótono. São vários capítulos em que Jonas recebe as memorias, mas é só isso que acontece, ele recebe as memorias. Mas conforme ele vai recebendo as memorias você vai observando o crescimento do personagem, ele começa a ter mais consciência das coisas que fazem na comunidade, do certo e do errado e que apesar das memorias não serem todas sobre momentos alegres elas são necessárias para criar o nosso mundo. Depois dele ver como seu mundo é imperfeito ele decide fugir para liberar as memorias levando consigo o pequeno Gabe. Uma criança que iria ser dispensada.

Filme: Na adaptação foi incluído um romance entre Jonas (Brenton Thwaite) e sua amiga Fiona (Odeya Rush), e também uma pequena caçada da Anciã chefe (Meryl Streep) atrás do Jonas. Essas alterações foram bastante necessárias para dar dinâmica ao filme se não seria algo parado e sem muita estória, colocaram um "final feliz" deixando a ideia de que tudo ficaria bem.

Tanto no livro como no filme acho que fica a duvida se Jonas conseguiu sobreviver a essa escapada ou não. Se eu tivesse que dar de zero a cinco daria três atualmente. Depois de vermos tantas distopias acho que esperava mais do livro, mas como foi escrito em 1993 acho que está muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário